Grandes empresas tomam decisões importantes com base nas pesquisas de mercado. Com ela, é possível formular estratégias para lançar um novo produto, expandir a marca ou até mesmo abrir um negócio.
De forma bem estratégica, listamos neste post as principais abordagens de como utilizar a pesquisa de mercado em seu negócio, vamos lá?
Antes de tudo, o que é pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é a resposta a um problema especifico através de dados coletados por perguntas destinada a um publico especifico. Com base nos resultados, na coleta de dados, há a chamada interpretação de informações para gerar insights e dar suporte no processo de tomada de decisões.
Mas qual a melhor metodologia para coletar os dados?
Primeiro: qual a pergunta específica você quer respostas? Dependendo dos objetivos da pesquisa, pode-se fazer uma pesquisa quantitativa ou qualitativa,
A pesquisa quantitativa parte de um questionário estruturado com perguntas objetivas.
Já a pesquisa qualitativa explora informações mais subjetivas com maior profundidade. Sendo assim, ela leva em consideração as particularidades dos entrevistados em uma análise ampla e não-mensurável ou quantificável.
Normalmente, as pesquisas qualitativas acontecem em entrevistas com grupos focais e as respostas são anotadas e avaliadas.
Mas por que fazer uma pesquisa de mercado?
Em mercados cada vez mais competitivos, é preciso conhecer bem a movimentação para tomar as decisões certas para lucrar. Não importa o tamanho do seu negócio, pesquisa é estratégia de mercado.
De acordo com dados do Sebrae, um quarto das empresas abertas no Brasil fecha as portas antes de completar dois anos de existência. Metade quebra antes dos cinco anos de vida e isso não se dá somente com a má gestão, galera! Investir sem conhecer seu mercado, seus consumidores e a concorrência, é rasgar dinheiro.
Te convido aqui a abrir mão do achismo e investir em pesquisas. Ter intuição e faro para os negócios é pré-requisito para ser empreendedor de sucesso, mas em meio a tantos desafios, não dá para contar só com isso, não é mesmo?
Vamos a exemplos práticos?
Imagine que as vendas de uma empresa começam a despencar de um momento para o outro. Ou que os negócios estão indo bem e chegou a hora de investir para crescer. Ou, ainda, que alguém teve uma ideia promissora para empreender.
Antes de fazer empréstimos ou dizer que a economia está parada, é preciso entender melhor o cenário.
Por que as vendas estão caindo? Pode ser um problema no produto, no atendimento ou descredibilidade na imagem de marca. Talvez seja a hora de investir no e-commerce, por exemplo.
Se você é prestador de serviços, como não ser refém da sua agenda? Existe um mercado consumidor? Sabe dizer se você realmente resolve uma dor do seu cliente? É melhor ter um lugar f[isico para atendimento ou on-line?
Conhecer melhor o seu público
Ao desenvolver uma pesquisa de mercado, você conseguirá compreender melhor o perfil do seu público-alvo, da sua persona e até mesmo do Ideal Customer Profile (ICP) da sua empresa.
Mas por que é importante? Imagine saber qual o perfil dos seus consumidores. Com isso será possível desenvolver campanhas mais assertivas, trabalhando no tom de voz ideal para esse perfil.
Pegando um exemplo que amo. Quem gosta de Coca-Cola, já deve ter visto o lançamento da lata de Coke Energy em 2020. Trata-se de um O híbrido entre Coca-Cola e bebida energética. No entanto, a pandemia alterou a estratégia de negócios da gigante das bebidas e, em um comunicado, a Coca disse que está se concentrando nas bebidas que estão vendendo bem, incluindo sua água com gás com cafeína e refrigerantes tradicionais e a Coke Energy será retirado de seu portfólio. Percebe a importância das pesquisas principalmente para as melhorias constantes?
Você realmente se importa com a opinião do seu cliente?
Aquela clássica frase do mundo empreendedor que diz “ o cliente sempre tem razão” tem sido um mantra em seu negócio?
Nesse sentido, ao realizar pesquisas de satisfação periódicas, você poderá analisar o feedback do seu público e entender o que está dando certo e o que pode ser melhorado.
Por fim, ao desenvolver esse tipo de melhoria, certamente os seus indicadores de satisfação irão aumentar, tornando os seus clientes mais fiéis, satisfeitos e promotores da marca.
Pesquisa de satisfação do cliente
Você pode fazer de duas formas: ficha impressa ou enviar o questionário por e-mail.
A melhor forma de fazer um questionário de satisfação é estabelecer uma métrica e pedir para os clientes darem notas para diferentes aspectos do seu negócio. Por exemplo, utilize uma escala de 1 a 5, em que 1 é nada satisfeito e 5 é totalmente satisfeito.
Peça para os clientes darem uma nota geral no atendimento, preço, qualidade do produto/serviço, tempo de espera ou de entrega, localização, ambiente da loja, site e outros.
Veja quais são os aspectos mais relevantes para o seu negócio e avalie cada um deles. Outra pergunta interessante é perguntar quais as chances deles indicarem a sua empresa ou produto para os amigos.
Procure investigar o que motivou as notas negativas e o que pode ser feito para melhorar a avaliação.
Pesquisa de hábitos de consumo
Hábitos e preferencias aqui é a do seu cliente, que fique bem clero isso. Para que basear toda a sua estratégia em seu gosto pessoal? Entenda quais são as redes sociais que seus clientes mais acessam para definir sua estratégia de social media. Descubra se eles fazem mais compra online ou offline antes de investir em e-commerce. Avalie quais veículos de comunicação eles acompanham para fazer um planejamento de mídia.
Quais as formas de pagamento mais utilizadas? Onde pesquisam informações antes de realizar uma compra? Com qual frequência compram o seu produto? O que pesa na hora de escolher entre a sua marca e a dos concorrentes?
Pesquisa de imagem de marca
Quando as pessoas veem sua marca, acessam o seu site, passam na frente da sua loja, recebem um panfleto na rua ou recebem uma mensagem no WhatsApp da sua empresa, elas automaticamente criam uma imagem da sua marca.
Por qual palavra você quer ser reconhecido pelo seu cliente?
A pesquisa de imagem de marca fornece dados para auxiliar o trabalho de branding ou para medir os resultados das ações. O objetivo da pesquisa de imagem é descobrir o que os consumidores pensam sobre sua marca. Quais valores e conceitos estão associados à sua imagem? Como sua marca está posicionada em relação à concorrência?
Fazer uma lista de adjetivos positivos e negativos e pedir para que os entrevistados marquem aqueles que mais combinam com a marca também pode te ajudar a descobrir seus atributos.